August 16, 2017

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Como uma mãe tóxica afeta a autoconfiança dos filhos

24 May 2017

 

A Síndrome da Genitora Tóxica

 

Hoje iremos falar sobre Mães Tóxicas – já ouviu falar? Em um texto muito interessante da psicóloga Olga Carmona, publicado nesta semana no Jornal El País,  a autora fala sobre a triste realidade de muitas mulheres que nunca tiveram o carinho e amor sinceros de suas mães. Pelo contrário, passaram a vida toda tentando provar seus valores na tentativa de se sentirem amadas por aquela que as colocou no mundo.

 

Por esta razão, a maioria delas possui uma auto-estima e autoconfiança muito baixas. É insegura, possui uma grande necessidade de aprovação, dificuldade para a intimidade emocional e um vazio profundo.  É a falta de amor primário.

 

Mas, afinal, quem é esta Mãe Tóxica? Na verdade, estamos falando de uma mulher que decidiu ser mãe não por vontade própria mas sim por convenções da sociedade, da família, que não aprovam a mulher que decide não ter filhos. Elas aceitaram o papel de mãe sem terem a mínima vontade e competência para esta função. E assim, não são capazes de amar seus filhos como uma mãe normal e, pelo contrário, os consideram  um inconveniente, um obstáculo em suas vidas.

 

Estas mães são mulheres narcisistas ou infantilizadas e que nunca assumiram o papel de mãe. E, muitas delas são amarguradas, profundamente infelizes e projetam em suas filhas sua insatisfação com a vida. Além disso, como a própria autora menciona:  “Há diferentes formas de mães tóxicas, mas todas incluem a culpa, a manipulação, a crítica cruel, a humilhação, a falta de empatia, o egocentrismo puro. São mães que fazem saber a suas filhas que não estão à altura do que se espera delas, invejam seus êxitos, desconfiam de sua necessidade de independência, rivalizam com elas num patológico palco vital no qual a vítima nem sabe que o é.”

 

É uma situação muito triste para aquelas mulheres cujas mães são tóxicas, uma vez que esta questão acaba prejudicando a vida delas em todos os sentidos. Mas é importante que se saiba que sempre existem saídas. Para a psicóloga, é importante “assumir sem culpa nenhuma, que mãe não se escolhe e que viemos ao mundo programados para amar quem nos coube ser nossa mãe. Tomar a decisão interna de criar distância emocional e física da mulher que não soube nos querer e, acima de tudo, fazer da tentativa de não transmitir a ferida para nossas filhas um objetivo vital, uma cruzada”.

Se você gostou deste texto e quer saber mais, acesse este link.

Um abraço e até o próximo post!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

@

(31) 99644-8162